Ambiente de pesquisa em processos artístico-tecnológicos ocorrido no auditório do SEAE - Secretaria de Assuntos Estratégicos do Paraná, em Curitiba, entre os dias 12 de março a 01 de abril de 2007.
Vanderlyne: A modernidade é nossa Antigüidade? Vitoriamario: Certa vez um jornalista ocidental perguntou ao rei de Sião o que ele pensava das vitórias dos colonialismos ocidentais no mundo (a Tailândia, ou o Sião, como era conhecida na época, era um dos poucos Estados a não ter sido colonizado). Sua Majestade respondeu que, no Ocidente, os soldados marcham no mesmo ritmo, mas que na Tailândia, por exemplo, os soldados tailandeses encontram seu fluxo próprio e seguem em seu próprio ritmo. No ano seguinte, Sua Majestade contratou uma banda militar italiana para liderar o exército tailandês. Banda Militar: Como sob o capitalismo todos reproduzem as condições de sua própria alienação, enquanto a arte como nós a conhecemos continua a existir, seria ridículo esperar que aqueles que desejam sua abolição como uma esfera separada do fazer humano não se envolvam com ela. Entretanto, artistas progressistas devem ter em mente que o seu papel como especialistas não-especializados deve ser negado. A arte não pode ser reformada, ela só pode ser abolida. Assim, a estratégia cultural progressista nesse período de transição deve ser tornar autônomo o negativo dentro da prática artística. Sua Majestade: O capitalismo não é apenas o motor por trás da iconoclastia. Na sua indiferença para com o que oblitera (a comunidade humana, a inteligência humana, os corpos humanos), a economia de mercadorias é a força monumentalmente destrutiva que ergue a destruição de ídolos a níveis inéditos de banalidade.
conSertoupGraDesencontro Valores * colaboração * descentralização * diversidade * liberdade Princípios (artifícios intelectuais para caminhar dos valores às práticas) * agilidade e invisibilidade sem crise; * autonomia de ação; * ausência de níveis hierárquicos de decisão; * ausência de centro determinado de atuação e produção; * comunicação multidirecional, veloz e ampliada por ferramentas digitais; * desobediência civil como re-existência; * explorar estados alterados de consciência; * ênfase em processos abertos, documentados e visíveis publicamente; * humanização das relações entre pessoas; * multifoco; * otimização de recursos; * respeito, confiança e benefício mútuo; * redundância positiva; * rotatividade de funções e atribuições; * tomada de decisão por consenso; * valorização e respeito aos processos subjetivos; * ‘dar tempo ao tempo’ Atores * o abacaxi * conselho deliberativo * conselho consultivo Processos Ação interna * institucional; * burocrática; * comunicação; * documentação (banco de dados com how-to); * planejamento; * captação de recursos; * desenvolvimento e finalização de projetos; * remuneração; * produção (quem vai varrer a casinha?); Ação interconexões * relacionamento com gringos * relacionamento com mov. sociais * relacionamento interno * relacionamento com .gov * descobertas Ação publicação e difusão * Periódicos o cadernos submidiáticos o pub o distribuição web o print on demand * Edições o traduções o coleções BR o livros BR o distribuição web o print on demand o distribuição parcerias * Selo o álbuns completos o coleções o programas de rádio o transmissão o distribuição Ação metodologia e projetos: * captação * execução * formato de projeto * manutenção do banco de projetos * banco de dados de metodologias de oficina Ação plataforma tecnológica: * planejamento * desenvolvimento * uso Ação política: * ação direta * crítica teórica * políticas públicas * prática radical Ação arte, pesquisa e exploração: Exemplo de Caso: desencontro + upgrade 1.surge um edital emergência 2.discussão pública 3.pequeno grupo focado reage com agilidade 4.tempo (espera) 5.ganha edital 6.convite pra concretizar 7.decisão